sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Espetada de javali com batata doce e pesto

O inverno e estes dias mais frios puxam decididamente pelo forno...comidas quentinhas, a casa aquecida...


A combinação da batata doce com o pesto é incrível! Verdadeira delícia! Acompanharam na perfeição a espetada de javali.

A espetada entremeava javali, em pedaços, com chouriço, toucinho e pimento verde. Foi ao forno embrulhada em papel de alumínio, massa caseira de pimentão, tomilho seco, sal e azeite, para cozer, durante 30 minutos. Passado este tempo, o foi desembrulhado, escorrido um excesso de molho e deixado mais 15 minutos para tostar.

A batata doce foi cortada em cubos, mantida em água salgada, escorrida e foi ao forno, bem espalhada no tabuleiro, com um fio de azeite e sal. Acompanhou no forno o javali durante os 45 minutos, tendo sido mexidas cuidadosamente por 2 vezes.

Com o pesto previamente preparado*, foi deitado por cima das batatas, já na mesa.

Claro que foram fritas demasiadas batatas para uma refeição a 2, claro que, com o pesto na mesa, não sobrou nenhuma.

*o pesto aguenta tempos infinitos com uma pequena camada de azeite em cima, guardado no frigorífico.


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Entrada rápida de grelos e queijo

Cá em casa, a entrada serve muitas vezes para entreter os comensais, e tirá-los da cozinha, enquanto se faz o prato principal, a maior parte das vezes preparado de raiz e servido imediatamente.


Outras tantas vezes, com tantas entradas, o jantar acaba por ser isso mesmo, entradas, em forma de petisco, que se vão preparando à medida que a conversa se prolonga. Esta entrada vem de um desses casos.

Ingredientes:
- grelos cozinhados (usei um restinho que tinha ficado de outra receita)
- pão
- queijo ralado
- azeite
- sal
- pimenta

A elaboração não tem segredo, cortar o pão em quadradinhos, colocar os grelos temperados com azeite, sal e pimenta, e deitar por cima um montinho de queijo ralado.

Levar ao forno (ou gril) até que o queijo esteja no ponto.

Regressar rapidamente à mesa e continuar a conversa.




domingo, 16 de dezembro de 2012

Lombos de pescada em papelote com salada

Com base na salada que descrevi aqui, e que já experimentei entretanto também com lombos de salmão, grelhados, calhou desta vez usar a técnica do papelote para cozinhar o peixe.



Num pirex, com papel manteiga suficiente para cobrir o fundo e tapar o conteúdo, coloquei a pescada, temperada com tomilho, uma mistura de pimentas moídas na hora, sal e umas finíssimas rodelas de limão. ao lado cortei uma cenoura como na foto, reguei com um fio de azeite e embrulhei, para levar ao forno cerca de 15 minutos. 

Entretanto no prato, a salada, a maçã, pinhões tostados, pevides de abóbora, balsâmico, azeite, sal e agave.

Abri o papelote, retirei os lombos, e coloquei por cima da salada. Foi um prazer de pouca dura, mas que me deixou satisfeito por horas e horas.

Fofos de pescada com salada

Para um jantar super saudável, explosão de sabores e super saciante, ...



Pinhões numa frigideira, em lume super brando, para lhe activar a oleosidade e sabor, reservei.

Na frigideira, azeite, deixar aquecer e colocar os fofos de pescada. Uma pitada de sal por cima e regados com um pouco de molho inglês, por uma questão de cor e sabor.

Nos pratos de servir, espalhar uma salada variada, a que tive de partir as folhas maiores, uma maçã em cubos, vinagre balsâmico, xarope de agave, os pinhões, azeite e sal.

Com os mimos de pescada cozinhados, demorou menos de nada, colocar por cima da salada e servir de imediato...

Ficou com este bom aspecto:


Frango em vinha d'alhos com batata doce e feijão verde

Na verdade, os peitos de frango não me atraem minimamente, é dificílimo deixá-los húmidos, suculentos, e ao mesmo tempo bem cozinhados. Comprei-os para uma receita em que seriam grelhados, mas passados uns dias sem oportunidade de lhes dar esse fim, e com uns fofos de pescada que passaram uma noite a descongelar, por esquecimento, fora do frigorífico, optei por adiar o frango para o dia seguinte. Comi nessa noite a pescada e acabei por ganhar 24 horas de marinada, o que foi espectacular. 



Para a marinada usei um montão de alhos, esmagados e grosseiramente cortados, vinho branco, azeite, louro, pimentão doce em pó, massa de pimento caseira (pimento e sal), cominhos, pimenta preta moida, tudo muito bem envolvido, tapado, a aguardar 24 horas no frigorífico. Mexi duas vezes durante esse tempo, para que tudo se tomasse bem do gosto.

No dia, partir a batata doce em cubos e levar ao forno, com um fio de azeite, sal e tomilho. 

Numa frigideira, deitei azeite, deixei "fumar" e frango lá para dentro, para que fritasse em lume forte. Pouco tempo depois verti o líquido da marinada, e deixei apurar.

Entretanto, noutra frigideira, um pouco de azeite, o feijão verde, sal e umas gotas de sumo de limão.

No prato meia dúzia de azeitonas, e passámos à parte mais importante, a da conversa à mesa.

Farinheira com broa e grelos no forno

No dia a seguir à Alheira com broa e grelos aconteceu de jantar sozinho, e como tinha o resto da broa, uma porção dos grelos já cozidos, e meia farinheira que sobrara há dias de uma entrada de ovos mexidos com farinheira, fiz-me ao caminho para uma variação do prato da véspera.



Uma gota de azeite num pirex, espalhada com umas folhas de grelos para "untar", e grelos lá para dentro, muito bem escorridos. Azeite. Por cima coloquei uns cubinhos de broa. Azeite. Por cima esfarelei a farinheira e espalhei bem. O resultado, a cru, é o da foto.



Alguns minutos de forno resultaram nisto:



Uma delícia!

Alheira com Broa e Grelos

É difícil pensar num prato mais simples, ... e saboroso! :)



Um dos meus blogues favoritos, o GARFICOPO, deu o mote, e saí imediatamente para comprar grelos, alheira e broa, bem amarelinha. E desta saída às compras voltei com o jantar.

Água a ferver, grelos lá para dentro, com duas folhas de louro e sal. 

Esfarelei a alheira para dentro da frigideira, lume, deixei corar, ... como a alheira era muito sequinha, tive de acrescentar azeite, e a broa cortada em cubos lá para dentro!

Envolvi esta mistura e deixei fritar a broa. Algumas mexidelas com jeitinho para manter os cubos da broa e estava o jantar pronto. 

Num pirex que levei para a mesa fiz uma cama com os grelos, bem escorridos, azeite, e deitei por cima a mistura de alheira e broa. Enfeitei com azeitonas e passei um bom bocado, praticamente em silêncio, até acabar o jantar.